Não tenho mais idade.....

Autor: Prof. Roberto de Oliveira - Faixa Preta 2º Dan

Não tenho mais idade.....
Em 2013 o maratonista Fauja Singh se aposentou das corridas aos 101 anos de idade, sendo que a sua  primeira maratona foi aos 89 anos.
A atleta Julie Brougham, 62, Nova Zelândia, hipismo, participou de sua primeira olimpíada (Rio de Janeiro)
As atletas Lesley Thompson-Willie, 56, Canada, remo e Kristin Armstrong, 43, Estados Unidos, ciclismo também participaram de sua primeira olimpíada (Jogos do Rio de Janeiro)
A atleta Luiza Ibiku faixa preta aos 70 anos, Brasil,  fez uma demonstração  impecável de um poomse (de uma forma bem simplificada seria coreografia de ataque e defesa, cada faixa tem a sua) da faixa vermelha(2º Gub) no programa da Fatima Bernardes.
Eu nasci em 1958, em setembro de 1998 próximos dos meus 40 anos, alcancei os 3 dígitos na balança. Embora tivesse praticado atividade física a vida desde a adolescência, tinha parado, aquele ano estava sendo difícil e o corpo teve sua cobrança e eu tinha que tomar alguma ação sobre isso.
Perto de onde eu morava há uma academia de Taekwondo,  na  época era o então mestre Ricardo Andrade Silva (hoje grão mestre) que me atendeu. Primeiro obstáculo foi subir aquela escadaria toda e depois quebrar alguns paradigmas.
Perguntei se havia chance deu treinar aquela arte marcial, pois tinha 40 anos, ele me convidou para uma aula experimental, e nunca mais parei de treinar taekwondo.
As coisas foram acontecendo no meu tempo sem pressa, participei de campeonatos e graduações e em 2005 aos 47 obtive o meu Primeiro Dan (normalmente na média leva-se menos 4) e em 2015 aos 57 fiz o exame para o 2º Dan.
Por que estou te contando estas histórias, é para que não fique preso á questões de idade, pois, muitos acham que só crianças e jovens podem começar um esporte.
Entenda você com mais de 40, 50 ou 60, o que importa é a sua força de vontade e as coisas acontecerão, após pisar a primeira vez no tatame, começar entender um idioma novo, novas etiquetas, colocar o uniforme, novas posturas corporais e golpes,  sua mente abrirá e você verá que é capaz e que sua hora é agora.
Experimente!!!!!!!!!!!!!!!
Kamsá Hanmidá
Prof. Roberto Oliveira

www.dojangoliveira.org

Comentários

  1. Nunca Desista, insista, Persista !! Parabéns Prof. Roberto de Oliveira pela grande iniciativa e a sua linda história !!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal essa matéria, farei um teste pra ver se me apaixono pela arte.... Nunca é tarde pra fazer nada, basta começar

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fé Cristã e o Espirito do Taekwondo

Qual arte marcial quer praticar?