Fé Cristã e o Espirito do Taekwondo

Autor: Prof. Roberto de Oliveira - Faixa Preta 2º Dan
No carnaval de 2015, durante o congresso na Igreja Batista do Povo, tivemos a palestra do  Missionário Vasile Filat da Moldávia, um pais do leste europeu.
O Pastor Vasile Filat é mestre Tae Kwon Do, e através deste esporte, fala de Jesus aos Povos daquela região, transformando a vidas das pessoas.

Alinhados neste pensamento, naquele mesmo ano criamos um trabalho no Grajau, no intuito de resgatar vidas e promover individuos , atraves do projeto social Alvo Certo, atualmente conduzido pelo braço social da IBP (Igreja Batista do Povo), a ABCP (Associação Beneficente & Comunitária do Povo).

Hoje o grupo de taekwoindo cresceu e está sendo conduzindo por um outro professor (Noronha, faixa preta 3º Dan) , chegando a 100 praticantes.

Uma das características do TaeKwonDo é seu obetivo, a promoção do individuo, indo de encontro a promoção social. 

Um dos aspectos desta promoção está no que chamamos de Espírito do TaeKwonDo que possui uma herança filosófica,  vinda da raiz histórica da Corea e construida pelos Hwarangs (tropa de elite da antiguidade entre século VII e X, semelhantes ao samurais japoneses).

Esta filosofia é falada a todos  os praticantes de taekwondo, com maior ou menor intensidade, mas é matéria obrigatória a todos que praticam esta arte, e se você visitar uma academia de TaeKwonDo,verá  afixada na parede sempre perto do juramento (que falaremos numa outra oportunidade), e muitos Cristãos se identificam com estes principios:

Cortesia
Respeito e Educação com todas as pessoas. 

Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens."
Romanos 12:18

Integridade :
Honestidade, bom senso, sinceridade, caráter inviolavel.


"Quem anda com integridade anda com segurança,mas quem segue veredas tortuosas será descoberto. "
Provérbios 10:9


Perseverança
Nunca desistir, insistir, ser tenaz.

"Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem que falte a vocês coisa alguma."
Tiago 1:2-4

"Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé."
2 Timóteo 4:7


Dominio sobre si(Auto-Controle)

Lutar contra os desejos do corpo, pois, o seu mair adversário é você mesmo.

"Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,
mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei."
Gálatas 5:22,23



Espirito Indomável


Nunca se deter diante do obstáculo


"E sabemos que todas as coisas Deus trabalha para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados segundo o seu propósito."

Romanos 8:28 

Nestes textos apresentamos alguns aspectos de congluencia entre o esporte e  a fé cristã, pela mera citação de textos biblicos. Obviamente de maneira bem rudimentar, superficial e que sugere o aprofundamento em cada tema.


Kamsá Hanmidá
Prof. Roberto Oliveira
www.dojangoliveira.org


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual arte marcial quer praticar?